Dia 24 de maio é dia da Arma de Infantaria

Por Redação

Em 24 de maio, comemora-se o Dia da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. A Infantaria é uma tropa disciplinada, que emprega o fogo, o movimento e o combate aproximado em suas ações, tornando-se a peça base para manobras decisivas, nas diversas operações.

A história da Infantaria, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto à da própria guerra. Mas no Brasil, sua história confunde-se com a de seu Patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, que derramou seu sangue no campo de batalha, cumprindo, ao lado de seus homens, o dever de defender os interesses da Pátria.

Devido às exigências do combate nos dias atuais, viu-se a necessidade de especializar a tropa nos diversos ambientes operacionais brasileiros. Assim, a Infantaria foi dividida em tipos capacitados a combater com o uso de diferentes técnicas e equipamentos, como a paraquedista, a motorizada, a de montanha, a de selva e a blindada. O emprego da Infantaria especializada, juntamente com a Cavalaria, a Artilharia, a Engenharia, a Intendência, as Comunicações e o Material Bélico, garante ao Exército uma atuação efetiva na missão de defender o território nacional e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem.

Hoje, passado, presente e futuro transmitem a todos as glórias, os feitos e as esperanças de uma Arma sempre presente nos campos de batalha, atuante nos tempos de paz e decisiva nos momentos de conflito. Os infantes de ontem e de hoje se congraçam hoje, no dia 24 de maio, na certeza de que os valores, tão bem evidenciados por seu Patrono, jamais morrerão no coração de um verdadeiro Soldado de Infantaria.

Deixe um comentário